APROXIMAR A TRADIÇÃO E O CONTEMPORÂNEO, RECONHECER E LUTAR PELAS NOSSAS TRADIÇÕES, ENVOLVER A CADEIA GASTRONÔMICA PARA CRIAR NOVAS EXPECTATIVAS E SONHOS

Aproximar a tradição e o contemporâneo, reconhecer e lutar pelas nossas tradições, envolver a cadeia gastronômica para criar novas expectativas e sonhos. Essa é a nossa bandeira. Encurtar a distância entre o campo e a cidade, valorizando adequadamente aquilo que é nosso, incentivar o comércio justo, resgatar a auto estima de um povo, contribuir para o equilíbrio econômico, social e ambiental de uma comunidade e revigorar a identidade de Minas e sua cultura.

A comida tem grande importância na formação cultural, histórica e até linguística de um povo. Envolve tradições familiares e locais, o modo de fazer que passa por gerações, o prazer e o orgulho do que se produz. A grandeza territorial de Minas Gerais faz com que o estado reúna características geográficas, climáticas e culturais completamente diferentes entre uma região e outra. Esses terroirs trazem riquezas e ingredientes únicos. Queremos contribuir com o processo de resgatar o sentimento de pertencimento e orgulho dos nossos produtores, acreditar, valorizar e enaltecer o pequeno, médio e também os grandes produtores do estado.

E não fazemos isso de forma aleatória. Temos parceiros que ajudam na capacitação e divulgação dos produtores. Temos um criterioso processo de curadoria realizada pelo nosso idealizador Eduardo Maya - gastrônomo e estudioso há mais de 20 anos. Nossa equipe e empresas parceiras viajam por todo o estado em busca dos melhores produtores e procurando dar oportunidades para quem não tem. Queremos aproximar toda a cadeia produtiva, começado pelos produtores, passando pelos restaurantes, bares, cafeterias, empórios e mercados até o consumidor final. Queremos incentivar o público a consumir localmente, valorizar e conhecer nossos produtos. Como fazemos isso? Desde 2014 realizamos o Circuito Aproxima, incentivando os estabelecimentos a usar produtos locais adotando um produtor. E realizamos a Feirinha Aproxima, a primeira feira de rua a unificar em um mesmo lugar produtores de diversos cantos do estado e chefs usando produtos locais, vendendo diretamente para o consumidor final na capital do estado.

Estamos reunindo nosso conhecimento sobre Minas Gerais de forma democrática e colaborativa, já que para consolidar esse movimento é importante aproximar cada vez mais pessoas. Vem com a gente!

Missão

Aproximar todos os pontos da cadeia produtiva mineira, fomentando negócios e realizando sonhos.

Visão

Consolidar Minas Gerais como a melhor e mais rica gastronomia do país.

Valores

Busca constante por qualidade Responsabilidade social
Transparência
Comprometimento e respeito à nossa cultura gastronômica

Evento dia 30/10

Nossa primeira Feirinha Aproxima virtual começa hoje!

A partir das 18 horas teremos muita informação e entretenimento, sempre com o nosso conceito de envolver a cadeia gastronômica, encurtar a distância entre o campo e a cidade e valorizar o que é nosso.

Sem podermos estar juntos fisicamente, trouxemos um pouquinho do que você encontra nos nossos eventos, como sustentabilidade em um vídeo sobre consumo consciente; valorização do comércio local no vídeo sobre a história do Mercado Central; enaltecimento da nossa cidade em um vídeo sobre turismo de experiências. Sentiu saudade do bate papo com os chefs e cozinheiros? Nós trouxemos dois vídeos de receitas para você! Faltou uma musiquinha? Mas agora não falta mais! A Banda Relicário estará te esperando às 19 horas para um super show exclusivo com o melhor da MPB e do Pop.

Clique abaixo e confira!

Evento dia 31/10

Patrocínio