Terroir dos Rios

O Terroir dos Rios é composto pelas regiões dos vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri. O clima é o tropical, os relevos predominantes são depressão do Rio Doce, montanhoso  e planaltos dissecados. Mata Atlântica, caatinga e cerrado são as vegetações típicas da região.

O Parque do Rio Doce é um dos principais destaques da região, por ser o maior parque florestal de Minas e obter a maior floresta contínua de Mata Atlântica do Sudeste brasileiro.

O Vale do Aço, com o seu importante complexo industrial, é o principal eixo econômico da região. A cidade de Governador Valadares possui boa infraestrutura urbana e é o principal polo comercial da região. A economia agropecuária, em grande parte dos municípios, é pouco tecnológica e não é muito desenvolvida.

A região do Jequitinhonha possui bom clima e solo para o cultivo de frutas, especialmente após os investimentos do governo em tecnologias de irrigação nos locais mais áridos. A produção artesanal e a fabricação de cachaça também são destaques. Na gastronomia, podemos ressaltar a culinária sertaneja, com pratos à base de carne de sol, pequi, feijão-verde, frango caipira, mandioca preparada em formas, biscoitos, requeijão escuro e o queijo cabacinha.

  • EVENTOS CAPITALIZAM O TURISMO E A GASTRONOMIA É UMA DAS MAIORES ATRAÇÕES

    Muito comum no Terroir dos Rios, em especial na região do Vale do Jequitinhonha, são as festas de cavalgada e vaquejada. São eventos que mobilizam as comunidades locais e são também um festival de fartura gastronômica sertaneja. Receitas e quitutes típicos da região são comercializados, valorizando os produtos mineiros e o “saber fazer”, que passa de geração em geração. Como há um forte atrativo turístico, é também uma excelente oportunidade para expandir as fronteiras, gerar inclusão social e renda para as famílias trabalhadoras.

Cidades

Almenara

Aimorés

Araçuaí

Caratinga

Coronel Fabriciano

Francisco Badaró

Governador Valadares

Guanhães

Ipatinga

Itaobim

Janaúba

Jequitinhonha

Mantena

Minas Novas

Nanuque

Peçanha

Pedra Azul

Pirapora

Rubim

Teófilo Otoni

Timóteo