Terroir do Triângulo Mineiro

O Terroir do Triângulo Mineiro está localizado na região oeste de Minas Gerais e é formado pelas mesorregiões do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba. Seu relevo é composto por planaltos, serras e chapadas. O clima característico é o tropical e a vegetação predominante é o Cerrado. A região possui grande disponibilidade hídrica graças às bacias dos rios Paranaíba e Grande.

A atividade agrícola no Terroir do Triângulo Mineiro é a mais dinâmica e desenvolvida do Estado. O destaque é o processamento de grãos. A fruticultura também está em evidência, sendo a região a maior produtora de laranja e abacaxi de Minas Gerais, assim como é também é o principal produtor de cana-de-açúcar e milho. Entre os números impressionantes está o fato de que Araguari é conhecida como a capital nacional do tomate, que cultiva cerca de 5,4 milhões de pés.

O trigo é um dos produtos com ascensão na região. O clima local é muito propício à plantação. Por isso, o Terroir do Triângulo Mineiro já responde por 60% da produção do trigo em Minas Gerais e a tendência é de mais crescimento.

O Terroir do Triângulo Mineiro possui a terceira maior densidade demográfica do estado, sendo que grande parte da população está concentrada nos municípios de Uberlândia, Uberaba, Araguari, Patos de Minas, Ituiutaba, Araxá e Patrocínio. O elevado grau de urbanização desta região é um reflexo da dinâmica econômica dos agronegócios, concentrados principalmente nas cidades de Uberlândia e Uberaba.

  • TECNOLOGIA CONTRIBUI PARA ELEVAR A QUALIDADE DA CARNE BOVINA DE MINAS GERAIS

    Minas Gerais tem o segundo maior rebanho bovino do país e boa parte do gado de corte voltado para o comércio nacional e para as exportações está no Terroir do Triângulo Mineiro. Em Uberaba está localizado o maior centro de desenvolvimento genético de gado Zebu de Minas Gerais e o segundo maior do Brasil, que é uma referência na transferência de embriões e inseminação artificial.

    O Triângulo Mineiro é a terceira região com o maior volume de exportação do Estado, e a carne é um dos produtos que contribui para a balança positiva local. Em Araguari está o maior frigorífico de carne bovina de Minas Gerais, que exporta para mais de 60 países.

Cidades

Araguari

Araxá

Campina Verde

Conceição das Alagoas

Frutal

Ituiutaba

Iturama

Monte Carmelo

Monte Alegre de Minas

Prata

Sacramento

Tupaciguara

Uberaba

Uberlândia

Unaí