Terroir do Cerrado

O Terroir do Cerrado abrange cidades localizadas no Norte, Noroeste e Oeste de Minas Gerais. Os climas predominantes são o tropical e o tropical de altitude. A vegetação típica é o cerrado. Na região Noroeste, o relevo é caracterizado pelo planalto central e campos de altitude, no Norte de Minas os planaltos sedimentares são dominantes.

Na área do Cerrado que abrange a região Noroeste, a produção de grãos, de forma empresarial e tecnológica, se destaca. A região está também entre os maiores produtores de feijão, trigo, milho e soja do Estado. Na área do Cerrado que abrange a região Norte, as culturas de banana, manga, goiaba, coco e pequi, que, somadas à cachaça de Januária, estão entre as fontes mais importantes de renda e desenvolvimento da região.

O Terroir do Cerrado ganhou notoriedade em nível mundial com a alta qualidade do café colhido no Estado. A região foi a primeira no Brasil a ser reconhecida com Indicação de Procedência e a primeira a conquistar o status de Denominação de Origem do Café. Isto ajudou a proteger os produtores locais, preserva a origem do produto e contribui para controlar o modo de produção.

O desenvolvimento genético de suínos também é um destaque na região. Mais de 70% deste tipo de melhoramento da genética realizada no Brasil está em Patos de Minas. Porcos que foram melhorados geneticamente não precisam de vermífugos e possuem menos gordura.

  • QUEIJO ARTESANAL DO CERRADO CADA VEZ MAIS VALORIZADO

    Produzidos em pequenas quantidades, normalmente por famílias que carregam um conhecimento de gerações anteriores, o Queijo Minas Artesanal está passando por um importante processo de revalorização. No Terroir do Cerrado estão dois queijos ícones: Canastra e Salitre.

    Com mais aroma, picância e sabor intenso, o queijo da Serra da Canastra talvez seja o mais famoso. Produtores de Piumhi, Vargem Bonita, São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Tapiraí e Delfinópolis, que obedecem o modo de produção tradicional, recebem o selo de Indicação de Procedência. Já o queijo da Serra do Salitre tem mais acidez, massa mais consistente e sabor mais salgado. Mesmo geograficamente próximo da Canastra, é um queijo muito diferente.

Cidades

Abaeté

Bambuí

Bocaiúva

Bom Despacho

Buritizeiro

Carmo do Paranaíba

Coromandel

Curvelo

Delfinópolis

Divinópolis

Formiga

Jaíba

Januária

Lagoa da Prata

Medeiros

Nova Serrana

Paracatu

Passo

Patos de Minas

Patrocínio

Pirapora

Piumhí

Pompéu

São Gotardo

São Roque de Minas

São Sebastião do Paraíso

Serra do Salitre

Tapiraí

Três Marias

Unaí

Vargem Bonita

Várzea da Palma