Terroir da Mantiqueira

O Terroir da Mantiqueira abrange a mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais. O clima característico é o tropical de altitude e a vegetação típica é a Mata Atlântica. A região possui relevo rugoso, acidentado e dissecado. É nesse terroir que está localizada 60% da Serra da Mantiqueira, uma cadeia montanhosa que se estende também pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Por causa das características de clima e relevo, a região teve seu processo de ocupação associado à expansão da cafeicultura. Muitas cidades da Zona da Mata surgiram das lavouras de café. Atualmente, atividades ligadas à agropecuária são a base econômica dos municípios que fazem parte da região. No setor pecuário, o destaque vai para a suinocultura e na indústria agrícola para a destilação de álcool.

Para a região, os setores de serviço e indústria são os mais importantes na balança comercial. Há muitas indústrias de roupas e móveis. A cidade de Juiz de Fora se destaca como o principal polo industrial da região. Tanto as atividades agrícolas quanto as indústrias têm passado por um processo gradativo de modernização importantes para o desenvolvimento da região.

  • UMA FRUTA QUE É ORGULHO DA ZONA DA MATA

    A manga ubá leva o nome da segunda cidade economicamente mais importante da Zona da Mata mineira. Ubá tem indústria moveleira, têxtil e de calçados muito importante, mas a fruta traz uma atividade comercial histórica para a cidade, especialmente para as famílias que moram na região rural. Ela tem aparência escura, mas é uma das variedades mais saborosas. A mangada é um doce muito tradicional, normalmente feito sem conservantes e apenas com a polpa da fruta e açúcar, no tacho de cobre. Em 2003, a manga ubá foi decretada “Patrimônio Natural de Ubá” e a mangada de manga ubá foi registrada como “Patrimônio Imaterial do Município”.

Cidades

Além Paraíba

Carangola

Caratinga

Cataguases

Juiz de Fora

Leopoldina

Lima Duarte

Manhuaçu

Manhumirim

Matipó

Muriaé

Mutum

Raul Soares

Rio Casca

Rio Pomba

Santo Antônio do Grama

Santos Dumont

São João Nepomuceno

Ubá

Visconde do Rio Branco