Sobre o Projeto

A comida tem grande importância na formação cultural, histórica e até linguística de um povo. Envolve tradições familiares e locais, o modo de fazer que passa por gerações, o prazer e o orgulho pelo que se produz. A grandeza territorial de Minas Gerais faz com que nosso estado reúna características geográficas, climáticas e culturais completamente diferentes entre uma região e outra. O resultado é que temos talvez a maior riqueza gastronômica do Brasil, com produtos únicos e uma culinária que é referência nacional.

Porém, a conexão entre o campo e a cidade se perdeu nas últimas décadas. Houve uma diminuição da valorização daquilo que é cultivado e produzido localmente. Para contribuir com o processo de resgatar o sentimento de pertencimento e de orgulho pelo que é feito em Minas Gerais surgiu o Projeto Aproxima.

Aproximar a tradição ao moderno, reconhecer e lutar pelas nossas tradições, multiplicar o amor pela gastronomia mineira. Esta é a nossa bandeira. Encurtar a distância entre o campo e a cidade, valorizando adequadamente aquilo que é nosso, resgata a autoestima do povo, contribui para o equilíbrio econômico, social e ambiental de uma comunidade e revigora a identidade de Minas Gerais como um todo.

E não se faz isso de forma aleatória. Viajamos por todo Estado em busca dos melhores produtores. É aqui que estamos reunindo esse conhecimento sobre Minas Gerais de forma democrática e colaborativa, já que para consolidar este movimento é preciso aproximar mais e mais pessoas.

Missão

Aproximar todos os pontos da cadeia produtiva da gastronomia mineira, fomentando negócios e realizando sonhos.

Visão

Consolidar Minas Gerais como a melhor e mais rica gastronomia do Brasil.

Valores

Busca constante por qualidade
Responsabilidade social
Transparência
Comprometimento e respeito à nossa cultura gastronômica

Organizadores

  • Eduardo Maya

    Carioca de nascimento e mineiro de coração. Eduardo Maya tem quase 20 anos de estudo, trabalho e desenvolvimento da gastronomia de Minas Gerais. É idealizador de importantes projetos que promovem nossa culinária para todo Brasil.

    Eduardo é também o idealizador do Projeto Aproxima, que visa aproximar os melhores produtos e produtores mineiros de chefs de cozinha e do grande público. Tudo isso para resgatar a valorização da cultura gastronômica de Minas.

  • Danila Maya

    Danila Maya cresceu vendo o pai criar importantes projetos para divulgar a gastronomia mineira. Ficou apaixonada pela missão e agora eles trabalham lado a lado, levando os produtos e produtores de Minas Gerais para o mundo.

    Formada em Relações Internacionais, estudou gestão de projetos. Hoje, ela é produtora executiva do Projeto Aproxima, responsável pela seleção e organização dos participantes dos eventos relacionados ao projeto.