Receitas

Minas são muitas e cada uma delas traz uma riqueza gastronômica própria. O terroir influencia na característica dos produtos, a história da colonização e a economia local desenvolvem hábitos e costumes, e tudo isso se reflete na cultura alimentar de uma região ou de uma comunidade.

Aqui vamos trazer receitas de todos os cantos de Minas Gerais: as tradicionais, autorais, de família. São pratos elaborados por chefs de renome, por pessoas que carregam o modo de preparo como uma herança histórica familiar ou por quem descobriu uma nova forma de usar da melhor maneira os ingredientes mineiros.

Cornetto Crocante de Mascarpone – Chef Caetano Sobrinho

Cornetto Crocante de Mascarpone – Chef Caetano Sobrinho

Sul de Minas

  • Tipo de prato
    Sobremesa
  • Dificuldade
    Difícil

Modo de preparo

  • 1

    Cornetto: Misturar em uma batedeira o glaçúcar, a farinha de trigo, o suco de laranja, a manteiga e raspa do limão siciliano. Deixe descansar uma hora em geladeira. Colocar com as costas da colher a massa, em forma de retângulo, em uma assadeira de teflon. Levar em forno pré-aquecido a 180ºC, até corar. Tirar do forno e enrolar em um tubo, da espessura de um cabo de vassoura, e deixar esfriar. Reserve. Com um saco de confeitar recheie os cornettos. Salpique glaçúcar sobre o cornetto.

  • 2

    Recheio de Mascarpone: Misturar o mascarpone, as gemas e o açúcar. Deixe descansar por uma hora em geladeira. Reserve.

  • 3

    Frutas Vermelhas: Bater 450 gramas de morango em um liquidificador, com mínimo de água possível, até formar um creme espesso. Acrescente pedaços de frutas vermelhas. Reserve.

  • 4

    Montagem do Prato: Corte 8 morangos pela metade, e forme um círculo no centro do prato. Coloque as frutas vermelhas dentro do círculo de morangos. Acrescente o sorvete de baunilha por cima das frutas. Disponha o cornetto sobre o sorvete e decore com a hortelã. Salpique raspas de limão sobre o prato e sirva imediatamente.