Receitas

Minas são muitas e cada uma delas traz uma riqueza gastronômica própria. O terroir influencia na característica dos produtos, a história da colonização e a economia local desenvolvem hábitos e costumes, e tudo isso se reflete na cultura alimentar de uma região ou de uma comunidade.

Aqui vamos trazer receitas de todos os cantos de Minas Gerais: as tradicionais, autorais, de família. São pratos elaborados por chefs de renome, por pessoas que carregam o modo de preparo como uma herança histórica familiar ou por quem descobriu uma nova forma de usar da melhor maneira os ingredientes mineiros.

Panceta ao BBQ de Goiabada com Pure de cará e Caviar de Quiabo – chef Mika Costa

Panceta ao BBQ de Goiabada com Pure de cará e Caviar de Quiabo – chef Mika Costa

Cerrado

  • Tipo de prato
    Prato Principal
  • Dificuldade
    Difícil

Modo de preparo

  • 1

    Preparo da Panceta:
    Macere o alho e as ervas e incorpore a 10 ml de azeite. Envolva na panceta. Embale a panceta à vácuo e cozinhe em um Sous Vide por 10 horas à 77°C. Retire do vácuo e tempere com sal a gosto. Pururuque em óleo bem quente. Pincele com o BBQ e finalize no forno.

  • 2

    Preparo do BBQ de goiabada:
    Processe a goiabada cascão, o vinagre de maçã, açúcar, amido de milho e a pimenta dedo de moça no liquidificador e reduza em fogo baixo.

  • 3

    Preparo do purê de cará:
    Cozinhe o cará com o alho. Processe no mixer e leve ao fogo médio com a manteiga e os queijos gruyére e requeijão. Tempere a gosto.

  • 4

    Preparo do caviar de quiabo:
    Asse três quiabos à 180°C, até murcharem completamente. Abra delicadamente e retire as sementes. Tempere o caviar com metade com 10 ml do azeite, uma pitada de sal e de açúcar.

  • 5

    Preparo do quiabo:
    Retire a ponta dos quiabos. Salteie no azeite bem quente e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.