Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

“VINHOS DO ALENTEJO” SÃO DESTAQUE DA FEIRINHA  APROXIMA DE JUNHO

“VINHOS DO ALENTEJO” SÃO DESTAQUE DA FEIRINHA APROXIMA DE JUNHO

Terroir Central

15 . maio . 2019

Com o objetivo de aproximar a gastronomia mineira do mundo, a Feirinha Aproxima traz, no dia 1º de junho, mais uma edição “Vinhos do Alentejo”, com mais de 80 rótulos portugueses. Algumas das mais conceituadas vinícolas dessa região lusitana irão apresentar, no entorno do Museu Abílio Barreto, das 10h às 17h, vinhos clássicos e também novidades aos wine lovers da cidade, num movimento para incentivar a cadeia produtiva gastronômica local.

De acordo com o fundador do Projeto Aproxima, Eduardo Maya, essa é uma grande oportunidade para mostrar o valor da cozinha mineira, especialmente no momento em que Belo Horizonte concorre ao título de Cidade Criativa da Unesco, na categoria gastronomia. “Nossa intenção é mostrar que a comida regional tem um grande valor não só cultural, mas também econômico para Minas Gerais. Ela traz impactos
verdadeiros para a vida das pessoas, à medida que promove uma verdadeira rede de cooperação”, destaca.

Movimento semelhante aconteceu em Portugal, com os vinhos. A região do Alentejo, hoje, é líder do mercado português de vinhos – detém 46,4% em volume e 45% em termos de valor –, segundo dados referentes a 2015 da AC Nielsen. E o Brasil é o segundo principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 3,6 milhões de garrafas por ano.

Para a Feirinha de junho, já estão confirmados produtores como Esporão, Carmim, Casa Relvas, D’Alegria Vinhos, Dona Maria – Júlio Bastos, Herdade dos Coteis, Monte da Capela e Herdade da Figueirinha. Serão dezenas de rótulos à venda em garrafa e também em taças, a preços especiais, para serem harmonizados com comida mineira e produtos apresentados por chefs expoentes e também por pequenos produtores de
Minas Gerais.

“A Feirinha Aproxima é o evento mais legal de promoção dos vinhos alentejanos no Brasil. É uma oportunidade para mostrar que o vinho é uma bebida descomplicada e de consumo universal, não estando restrita à alta gastronomia. Anualmente, vimos um aumento no interesse dos produtores em participar, com grandes rótulos da região.

Nesta edição, iremos trazer excelentes vinhos a preços muito abaixo do mercado, para que todos possam experimentar e conhecer a bebida”, destacou o jornalista e correspondente no Brasil da Essência do Vinho – empresa de promoção dos vinhos alentejanos, Miguel Icassati.

Dentre os expositores de comida, destacam-se a Charcuteria Sagrada Família, que participa pela primeira vez com embutidos mineiros. Haverá ainda a participação do João da Carne, com carne de sol com mandioca; do Seu Romão, com pastel goulash; Chef em Casa, com bolinho de mandioca com carne seca e bolinho de queijo minas com linguiça caseira; do restaurante Dona Lucinha, com tropeiro e acarajé mineiro; da Cida Lamounier, com arroz de porco e torresmo de barriga; da Cida Gomes, com sua polenta
com ragú; além das tradicionais participações da Classe A, Pitza 1780 e Würsha. A Frente da
Gastronomia Mineira também terá uma barraca nesta edição.

Outra novidade deste mês é o Espaço Baby, que terá atividades gratuitas para crianças de zero a três anos. Além disso, a Feirinha Aproxima contará com a Villa Kids, para crianças acima de 3 anos, sucesso nas últimas edições. Todos os espaços com monitores para que os pais possam deixar seus filhos com tranquilidade.

A “Feirinha Aproxima – Vinhos do Alentejo” é uma iniciativa do Projeto Aproxima em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), com patrocínio do Sicoob. Essa edição também faz parte da Estação Outono, um projeto que tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.

Criado em 2014, o Projeto Aproxima nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional de Minas Gerais. Realiza feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões do estado.  Cada edição, recebe cerca de 5 mil pessoas.

Sustentabilidade e responsabilidade social é um dos compromissos da Feirinha Aproxima. Em 2019, um forte trabalho está sendo realizado com os expositores, no sentido de reduzir resíduos e reaproveitar materiais usados na feirinha. Além do recolhimento de óleo vegetal e plástico misto, a barraca de sustentabilidade também faz recebe roupas, sapatos e livros para doação.