Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

Senar Minas e Projeto Aproxima vem conseguindo conectar ex-alunos com consumidores que buscam originalidade e qualidade

Senar Minas e Projeto Aproxima vem conseguindo conectar ex-alunos com consumidores que buscam originalidade e qualidade

Terroir Central

29 . mar . 2017

Feira de sucesso

Revista Faemg | Senar – número 25 – Fevereiro 2017

De um lado, o desejo de valorizar a gastronomia mineira e aproximar o campo e a cidade oferecendo produtos diferenciados, feitos localmente; de outro, produtores rurais que, com o auxílio do SENAR MINAS, aprenderam ou melhoraram técnicas, incrementaram seu portfólio e buscam aumentar seu mercado consumidor: este foi um contexto perfeito para que nascesse a parceria entre o SENAR e o Projeto Aproxima, cujos eventos já estão consolidados no calendário de Belo Horizonte.

A parceria com o SENAR MINAS surgiu em julho de 2014. Para o idealizador do Projeto Aproxima, o gastrônomo Eduardo Maya, a união trouxe ainda mais seriedade ao projeto. Ele defende veementemente a valorização do produto local, e explica que isso é uma tendência geral: “O pertencimento é importante na gastronomia, é muito moderno, muito atual. Isso vem ao encontro do trabalho do SENAR”.

O coordenador de Promoção Social do SENAR, José Belas Gonçalves, acredita que, para além de o projeto ser uma oportunidade para o SENAR exibir sua marca e oferecer um espaço para os ex-alunos mostrarem seus produtos, o maior ganho são os depoimentos daqueles que ampliam seu mercado, que melhoram suas técnicas e seu mix de produtos depois de participar das feiras. “Esse contato direto com o consumidor e com os comerciantes – chefs de restaurantes que procuram produtos originais, evitando intermediários – também é uma grande vantagem”, acrescenta.

Descobrindo Minas

A cidade também aprovou a aproximação com o campo. Frequentadores das Feirinhas Aproxima, João Renato Faria e Marcelo Paulo da Silva, ambos jornalistas, destacam a relação do campo com a cidade como grande diferencial. “A feira valoriza a nossa culinária, os produtos locais e ainda nos possibilita interagir com os produtores, conhecer mais sobre produtos, como os queijos e cafés de altíssima qualidade que experimentamos por lá. Inclusive já cheguei a comprar excelentes queijos da serra da Canastra por um preço bem menor do que no supermercado”, exemplifica Marcelo, de 33 anos. Para João Renato, 32, a feira possibilitou conhecer “coisas incríveis” que o estado oferece: “Graças à Feirinha Aproxima, pude conhecer cafés de altíssima qualidade, queijos de sabores marcantes, embutidos, frutas, compotas e doces de todos os tipos, além de azeites e vinhos excelentes. E pensar que diziam, até pouco tempo atrás, que só conseguiríamos esses dois últimos se fossem importados”.



Em quase três anos, já passaram pela feira 56 produtores capacitados pelo SENAR, que puderam mostrar seus talentos a centenas pessoas, que foram às 28 feiras das quais a instituição participou. A aproximação com a cidade rendeu frutos para muita gente, como clientes fiéis que fazem encomendas diretamente e propaganda “boca a boca”, a melhoria do mix de produtos com base em sugestões e, com tudo isso, a geração de mais empregos e renda, como contam os produtores:

“A Real Defumados conseguiu, após participar das feiras do Projeto Aproxima nos mercados do Cruzeiro e das Borboletas, em Belo Horizonte, ampliar a atuação comercial com resultados expressivos: Belo Horizonte tornou-se nossa principal rota comercial; através das feiras registramos novos clientes em BH e até um de São Paulo; e foram criadas quatro novas vagas de trabalho na fábrica para atender à demanda das feiras. Um simples “obrigado” não representaria tudo isso. A todos vocês nosso sincero muito obrigado.”

Andréa Pereira Costa e Humberto Costa – Real Defumados (Lavras)

——————————————————————————————————————————

“Participar da Feirinha Aproxima tem sido muito gratificante. Os produtos são muito bem aceitos,conseguimos clientes novos, fizemos vários contatos comerciais, além de atender apedidos particulares. Tivemos aumento significativo de produção, o que faz com que a gente acredite e tenha mais ânimo de produzir cada vez mais e melhor. O SENAR está sendo um grande parceiro nesse empreendimento.”

Lúcia Helena Campos Braga Coelho – Jirau Linguiças e Defumados Artesanais (Amparo da Serra)

——————————————————————————————————————————

“O Projeto Aproxima é a melhor feira para os nossos produtos, pois já tem um público fiel que acompanha os eventos e sempre levam um amigo ou parente. A participação na feira agregou à nossa marca conhecimento e divulgação e, claro, retorno de vendas. Hoje possuímos clientes que nos conheceram através da feirinha e encomendam diretamente.”

——————————————————————————————————————————

Gislaine Curvelo e Denis Morais – Delícias da Fazenda (Baldim)

“A feira é uma vitrine onde podemos divulgar nosso trabalho e testar a aceitação do público de forma direta. A partir deste contato pudemos aprimorar nossa apresentação (banners, cartazes, cartão, site), além de buscar embalagens mais adequadas, que valorizam melhor o que vendemos. Também nos possibilitou evoluir no nosso sistema financeiro, desde a criação de planilhas de controle até a aquisição da máquina de cartão, que atende melhor à venda com público direto, o que triplicou nosso ganho. Também passamos a ter contato com outros produtores, foi muito saudável para trocas de informações.”

Christiane Netto e Gustavo Barhuch 0 Sítio Entoá – Boa Temperança (Lapinha da Serra)

——————————————————————————————————————————

“Meu produto era conhecido somente na minha região, mas hoje tenho uma clientela fiel, que liga e faz as encomendas mesmo quando não vou às feiras. Isso me estimulou a participar de outros eventos também. Hoje minha produção aumentou e foi necessário contratar mais dois funcionários.

Marli Alves – Capril Santa Cecília (Itaguara)

——————————————————————————————————————————

“As Feirinhas Aproxima são fundamentais para a Quitanda. Aproximadamente 50% de nossas vendas são nas feiras ou em consequência delas. As feiras são nosso vínculo com um público ávido por produtos mais naturais. A participação na feirinha, a convite do SENAR, aumenta a credibilidade da empresa, ampliando nossas chances de vendas.”

Cida Peres – Quitanda (Sabará)

——————————————————————————————————————————