Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

Projetos de gastronomia são capacitados para por voluntários do Projeto Aproxima

Projetos de gastronomia são capacitados para por voluntários do Projeto Aproxima

Terroir Central

06 . dez . 2017

Três instituições sociais da Região Metropolitana de Belo Horizonte receberam, nesta semana, consultorias especializadas de profissionais voluntários, com o objetivo de fomentar a gastronomia em suas comunidades. Os projetos Cozinheiros de RuaDoceiras da Lapinha e Feijoada da Esperança foram selecionados no 1º Edital do Projeto Aproxima, que escolheu as iniciativas que melhor contribuíam para a transformação social de suas comunidades por meio da gastronomia.

No dia 4 de dezembro, os participantes dos projetos receberam consultoria sobre “Captação de Recursos e Sustentabilidade”, ministrada pela fundadora da empresa Sair do Casulo e especialista em Gestão e Educação para a Sustentabilidade, Luana Ferreira; e “Gastronomia e Sustentabilidade”, pela chef e professora de gastronomia, Rosilene Campolina. Além disso, os integrantes dos projetos sociais tiveram valiosas dicas de empreendedorismo do idealizador do projeto Aproxima, o chef Eduardo Maya.

O edital, aberto em junho, contou com a participação de Organizações da Sociedade Civil, Coletivos, Negócios Sociais, Pessoas físicas e Grupo de Voluntários que desenvolvem projetos ou ações sociais com objetivos de geração de trabalho, aumento de renda e formação para empreendedorismo. Durante 30 dias, profissionais das áreas de Administração, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Gastronomia avaliaram todos os projetos inscritos.

O primeiro colocado, o projeto Cozinheiros de Rua, recebeu um incentivo no valor de R$ 1.000 e todos os três selecionados foram beneficiados a consultoria, além de poderem expor o projeto e vender seus produtos em edições da Feirinha Aproxima. “As consultorias chegam num momento importantíssimo para nosso projeto. Estamos muito gratos e na expectativa do trabalho em conjunto”, afirma a gestora do Cozinheiros de Rua, Fernanda Rodrigues.

projeto aproxima edital sustantabilidade

A integrante do projeto Doceiras da Lapinha, Maria José Moreira Rodrigues de Almeida, também vê no projeto uma grande chance de crescimento. “Desde o momento que descobri que nós fomos selecionadas para participar, me deu um ânimo fora de série, porque a gente vem batalhando há vários anos e o curso abriu muito os horizontes, será um crescimento muito grande. Trará grandes benefícios para nossa comunidade da Lapinha”, conta.

FEIRINHA APROXIMA

Criado em 2014, o Projeto Aproxima nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional. Para isso, são realizadas Feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, onde são comercializados diversos produtos desenvolvidos em todas as regiões do Estado. Por edição, e Feirinha recebe mais de 5 mil pessoas e é uma grande oportunidade para os expositores apresentarem seus negócios. “Em três anos, já trabalhamos com mais de 800 negócios de Minas”, afirma o chef Eduardo Maya.

 A sustentabilidade é um pilar fundamental do Projeto Aproxima e permeia desde as decisões da gestão até o engajamento de parceiros. Durante todo o ano, são desenvolvidas diversas ações sociais, como a Barraca da Sustentabilidade, que traz, a cada edição da Feirinha, a oportunidade de um projeto social expor e vender seus produtos.

projeto aproxima edital sustantabilidade

A feirinha é também um ponto para coleta de doações de roupas, brinquedos, calçados e alimentos não perecíveis. E há, ainda, a doação de alimentos ao Projeto Toca de Assis, que é realizada pelos expositores da Feirinha Aproxima em todas as edições. É realizado também o recolhimento e a destinação adequada de todo o óleo usado pelas barracas e o plantio de mudas na RMBH, para compensar o uso de energia elétrica.

CONHEÇA OS PROJETOS SELECIONADOS:

  • Cozinheiros de Rua: é um buffet social, composto por homens e mulheres que estão ou estiveram em situação de rua. Ofertam serviços de almoço e coffee breaks para pequenos e médios eventos na capital mineira e região metropolitana.
  • Doceiras da Lapinha: tem o objetivo de contribuir com a geração de renda das mulheres doceiras da região da Lapinha, em Lagoa Santa, e valorizar as formas tradicionais de produção de doces e quitandas.
  • Feijoada na Esperança: é um evento desenvolvido anualmente pelo Instituto Esperança com o objetivo de captar recursos para seus trabalhos, que envolvem a oferta de moradia de longa permanência para idosas, além de atividades de contraturno escolar para crianças em vulnerabilidade social.