Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

Projeto Aproxima e a sustentabilidade

Projeto Aproxima e a sustentabilidade

Terroir Central

31 . mar . 2017

Luana Ferreira – Diretora na empresa Sair do Casulo, especializada em Gestão e Educação para a Sustentabilidade.

Pensar e praticar a Sustentabilidade não é uma tendência, é um chamado para um novo momento global e, por isso, não é responsabilidade de um setor ou de uma região. A transformação para um mundo mais saudável e justo é papel de todos nós. Os argumentos são muitos, estamos sentindo o aquecimento global e suas consequências e precisamos pensar no desenvolvimento de forma consciente.

O Projeto Aproxima nasceu com critérios sustentáveis e busca, a cada dia, se aprimorar nas questões sociais e ambientais. Com o foco de aproximar os pequenos produtores locais, a agricultura familiar e a valorização da gastronomia mineira ao cliente final, já contribuiu com o crescimento de centenas de empreendimentos.

projeto-aproxima-sustentabilidade-responsabilidade-social-minas-gerais-bh-2

Recentemente, uma pesquisa realizada com os expositores da Feirinha Aproxima, aponta que a grande maioria encontra no projeto uma forma de dar vazão aos seus produtos e, também, melhorar o posicionamento do seu negócio.

Para fortalecer e direcionar as possibilidades de sua atuação sustentável, o Projeto Aproxima firmou uma parceria com uma empresa especializada em Gestão e Educação para a Sustentabilidade, a Sair do Casulo, e está desenvolvendo ações com todos os seus públicos, desde os expositores, passando pelos fornecedores e, também o cliente e visitante do evento. Neste ano, já foram implantadas novas atividades, como a reutilização de seus resíduos de forma consciente. É assim com o óleo utilizado nas feirinhas e com o excedente de alimentos. E a partir da próxima edição, que será realizada no dia 1º de abril, no DiamondMall, que receberá agasalhos para distribuição a instituições sociais e destinará uma barraca para apresentação de produtos desenvolvidos em projetos sociais.

A Sustentabilidade está em movimento, novas pesquisas, novas estáticas e novas práticas são pensadas em todo o mundo e o Projeto Aproxima acompanha esse movimento e busca para sua gestão e para as feirinhas, novas soluções que contribuam com melhores índices ambientais e sociais.