Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

FOLIA DOS SABORES: FEIRINHA APROXIMA TERÁ EDIÇÃO ESPECIAL DE CARNAVAL

FOLIA DOS SABORES: FEIRINHA APROXIMA TERÁ EDIÇÃO ESPECIAL DE CARNAVAL

Terroir Central

13 . fev . 2019

Mais de quatro milhões de pessoas devem curtir o Carnaval 2019 em Belo Horizonte, muitos deles vindos de fora do Estado. Para quem quer curtir o feriado longe do agito dos blocos ou quer fazer aquele aquecimento antes de cair no samba, a Feirinha Aproxima terá uma edição especial de Carnaval, com quatro dias de duração. O evento  será realizado de 2 a 5 de março, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim. Tempo bom para provar a diversidade de produtos, cores, sabores e estilos que a culinária mineira tem a oferecer, proporcionando uma grande experiência. A Feirinha Aproxima tem o patrocínio do Sicoob e esta edição especial contará com a parceria da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes em Minas Gerais (ABRASEL-MG) e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e Belotur.

O evento é realizado mensalmente e de forma itinerante, com o objetivo de valorizar os pequenos produtores regionais, estimulando o desenvolvimento da economia local e a sustentabilidade. Com isso, a Feirinha Aproxima se tornou uma tradição em Belo Horizonte e reforça o seu apoio ao reconhecimento de BH como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

“Muitas pessoas virão de fora do Estado à procura não só de diversão na rua, mas também da diversidade cultural e gastronômica da capital dos mineiros. Há também a oportunidade para os próprios moradores de BH, que querem sair de casa e se divertir no Carnaval, mas longe das multidões e do agito dos blocos”, ressalta o idealizador do Projeto Aproxima, Eduardo Maya.

Justamente para manter o ambiente já consagrado da Feirinha, os organizadores decidiram não oferecer atrações carnavalescas, valorizando assim a alegria de comer e as rodas de conversa com os amigos – bem ao estilo mineiro. Para as crianças, haverá também espaço com oficina de máscaras.

“Esse formato vem sendo amadurecido há dois anos. A ideia é ser um ponto para mostrar a gastronomia mineira para esse universo de turistas que vem para BH, além de ser um espaço de descanso para quem curtiu o carnaval na parte da manhã ou quem quer se preparar para o carnaval à tarde”, destaca o presidente da Abrasel-MG, Ricardo Rodrigues.

ATRAÇÕES CULINÁRIAS – Entre as opções no cardápio desta edição especial, estão a coxinha de rabada e a paella mineira, do restaurante Omilía; o rolinho primavera e o furai de frango de Beto Haddad; o risoto de boi, do Boi Vitório; e o consagrado frango ao molho pardo, do Maria das Tranças. Bares e restaurantes como Dona Lucinha, Rock City, Köbes, Pizza Sur e Fürst Tap Room são outros estabelecimentos que estarão na Feirinha Aproxima.

Para quem prefere algo mais leve, uma das boas opções será a Madri Massas Artesanais e Vegetarianas, com massas de gengibre com linhaça, cardamomo, raviolli de queijos e ervas, nhoque de batata doce, e outras opções. A Capril Santa Cecília também trará o delicioso pão de queijo feito com queijo de cabra.

Entre os demais expositores estão: Sebrae/Origem Minas; Sítio Juranda; Copo Café; Don Carlo (licores finos, long drinks e biscoitos ao limoncello); Vinhotti com vinhos mineiros; Instituto Mani (bala delícia do Xuru, bebidas, queijos, azeite, doces, etc); Serra Negra Doces (pé de moleque); Casa di Maria Doces Portugueses; Lullo Gelato; e seis cervejarias.

“O projeto é muito legal, uma vez que a gente traz boa gastronomia e cervejas especiais com o selo da Abrasel e do Projeto Aproxima. É a gastronomia mineira sendo evidenciada em um dos maiores eventos que Belo Horizonte tem no seu calendário”, ressalta Rodrigues.