Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

Feirinha será realizada no dia 2 de dezembro e fará parte de ciclo de debates na Assembleia Legislativa

Feirinha será realizada no dia 2 de dezembro e fará parte de ciclo de debates na Assembleia Legislativa

Terroir Central

24 . nov . 2017

A Feirinha Aproxima mais uma vez buscou nos produtos mineiros a inspiração para a próxima edição do evento, que acontecerá pela primeira vez na Praça da Assembleia (Praça Carlos Chagas – Santo Agostinho), no dia 02 de dezembro, de 10h às 17h. Com o tema “Incentivando Minas”, essa edição tem como grande destaque o apoio ao Ciclo de debates “Produtos Especiais dos Campos de Minas: As Tecnologias e os Mineiros em Destaque”, que acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), nos dias que antecedem a feira, 30 de novembro e 01 de dezembro.

De acordo com o idealizador da feira, o chef Eduardo Maya, o objetivo é promover os produtos mineiros por meio da mostra de produtores locais, com destaque para o queijo, o café, o azeite, o vinho e o mel. “O queijo e o café são os ingredientes principais quando o assunto é gastronomia mineira. Mas o Estado vem se destacando também na produção de vinho, azeite de oliva e derivados do mel. Com avanços científicos e tecnológicos e muita persistência, produtores estão superando desafios, diversificando a produção e chamando a atenção em feiras e premiações internacionais”, ressaltou Maya.

Esses produtos serão os grandes protagonistas das barracas da Feira Aproxima dessa edição, que terá também kits especiais para presentes de Natal. Além disso, o público encontrará diversas barracas de comida, cervejas artesanais, produtos orgânicos, temperos, geleias, entre outras delícias.

A criançada também terá a diversão garantida, como as oficinas usando papelão proposta pela Mobri.

Ciclo de Debates

O queijo, o café, o vinho, o azeite de oliva e os derivados do mel, que são os destaque da Feira Aproxima dessa edição, estarão em pauta no ciclo de debates “Produtos Especiais dos Campos de Minas: as Tecnologias e os Mineiros em Destaque”, que será realizado pela ALMG, nos dias 30/11 e 01/12.

programação traz três palestras magnas: Cenário da agropecuária em Minas Gerais; Produtos especiais de Minas no comércio internacional; e Produção agropecuária e responsabilidade ambiental. Além disso, cada um dos produtos destacados será tratado em um painel que buscará reunir um produtor, um pesquisador ou agente do Estado que faça a conexão com as políticas públicas e um especialista que aborde a questão do mercado.

 O curador e idealizador do Projeto Aproxima, Eduardo Maya, vai participar do Painel 2 – Azeite de oliva, junto com o presidente da Associação dos Olivicultores dos Contra Fortes da Mantiqueira (Assolive), Nilton Caetano, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Adelson Francisco de Oliveira, e a azeitóloga Ana Beloto.

Durante o evento também serão apresentados os queijos do Gir e Kankrej, do Serro (Região Central do Estado), premiados na França, e o do vinho Maria Maria, de Três Pontas (Sul de Minas), medalha de bronze na Inglaterra. As duas premiações ocorreram neste ano.

 Tradição e avanços científicos também estarão representados, como o caso do café certificado que deu origem a uma linha de cosméticos e garantiu à produtora Vanessa Vilela presença na lista das dez melhores empreendedoras do mundo em 2010, em premiação promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As inscrições para o ciclo de debates já estão abertas e podem ser feitas até às 15h do dia 29/11 pelo site www.almg.gov.br. Durante o evento, o Projeto Aproxima irá expostor e comercializar, nas dependências da Assembleia, os produtos que são temas do ciclo.

Programação:

Dia 30 de novembro:

9 horas: Abertura
9h30: Palestra magna – Cenário da agropecuária em Minas Gerais
10h10: Painel 1 – Queijos artesanais de Minas
13h30: Palestra magna – Produtos especiais de Minas no comércio internacional
14 horas: Painel 2 – Azeite de oliva
15h30: Painel 3 – Mel de abelhas e derivados
17h30: Encerramento

Dia 01 de dezembro:

9 horas: Abertura
9h15: Palestra magna – Produção agropecuária e responsabilidade ambiental
10 horas: Painel 4 – Vinhos de Minas
14 horas: Painel 5 – Cafés especiais de Minas
15h30: Debates
16h30: Encerramento

CICLO DE DEBATES: PRODUTOS ESPECIAIS DOS CAMPOS DE MINAS
Quando: 30 de novembro e 01 de dezembro
Onde: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – Auditório José Alencar Gomes da Silva – Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho – Belo Horizonte/MG
Inscrição: Gratuitas / Antecipadas (www.almg.gov.br) até o dia 29 de novembro           .