Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

Feirinha Aproxima faz homenagem às mães

Feirinha Aproxima faz homenagem às mães

Terroir Central

30 . abr . 2018

 A Feirinha Aproxima do dia 5 de maio, que será realizada na Rua Tomé de Souza (Savassi), das 10h às 17h, será dedicada àquelas que fazem as melhores receitas do mundo: as mães! Vários chefs de Belo Horizonte foram convidados para fazerem receitas de família e muitas mães colocarão verdadeiramente a mão na massa durante a feirinha para dar um toque ainda mais especial ao evento.

A azeitóloga Ana Paula Beloto vai presentear as 100 primeiras mães que chegaram acompanhadas de seus filhos à barraca da Azeite-se com um minibolinho que é uma receita tradicional da sua família. O “bolo da vó Eron” é feito com azeite e também leva o ingrediente na cobertura, com calda de laranja. O bolo será feito pela própria vó Eron, juntamente coma neta. “Essa é uma maneira de homenagear as mães e também de apresentar a versatilidade do azeite, que poderá ser degustado na barraca com frutas e chocolate”, ressaltou.

O chef Edson Puiati, coordenador do curso de gastronomia da UNA, também vai fazer uma adaptação de um dos pratos mais emblemáticos de sua infância, o músculo recheado com toucinho da D. Maria da Glória, servido com polenta branca. “Cresci comendo esse prato. Minha mãe fazia sempre para o meu pai, que gostava de comidas mais fortes, com gordura de porco. Me lembro até hoje do cheiro. Ela furava o músculo e ia entrelaçando o toucinho na carne. Nós comíamos isso a semana inteira, era maravilhoso!”, lembra. Para a feirinha, o chef já encomendou o fubá branco da comunidade de Peixoto, distrito de Barbacena, para acompanhar a porpeta feita de músculo e toucinho – uma adaptação da receita tradicional de dona Maria da Glória.

Na parte de bebidas, o mixologista Filipe Brasil vai utilizar várias ervas da horta da sua mãe (capim limão, flor de manjericão, sálvia, tomilho e orégano) para preparar gins tônicas, além de levar vários tipos de cachaças para o preparo de coquetéis.

A NØRKA Cervejas Especiais vai levar Dona Heloisa, mãe de todos na fábrica, para participar da feirinha. No dia a dia, é ela quem cuida dos funcionários, além de contribuir com a assepsia, limpeza, rotulagem e expedição. “Somos uma empresa com valores familiares muito fortes. Isto se reflete na gestão de funcionários e parceiros e no relacionamento com os clientes. Grande parte se deve à sensibilidade da minha mãe, que zela por estes valores e contribui para o nosso crescimento”, destaca o cervejeiro Guilherme Girão.

Além dos pratos e drinks elaborados especialmente para a data, a Feirinha Aproxima traz sempre uma grande variedade de cervejas artesanais, cachaças, vinhos, queijos, quitadas, doces, biscoitos, geleias, temperos e produtos orgânicos. Os visitantes desta edição terão ainda diversas opções de presente para o Dia das Mães e as crianças poderão fazer cartões com colagens. No espaço Vilma, os pequenos poderão preparar e degustar cupcakes de diversos sabores.

feirinha aproxima vilma alimentos dia das mães

O PROJETO – Criado em 2014, o Projeto Aproxima nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional. Para isso, são realizadas feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões de Minas. Com o patrocínio da Vilma Alimentos e da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a feirinha recebe cerca de 5 mil pessoas a cada edição.