Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

FEIRINHA APROXIMA FAZ ENCERRAMENTO DE CIRCUITO QUE PROMOVE A GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL

FEIRINHA APROXIMA FAZ ENCERRAMENTO DE CIRCUITO QUE PROMOVE A GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL

Terroir Central

26 . nov . 2018

A gastronomia sustentável é uma tendência mundial e está cada vez mais sendo utilizada por restaurantes brasileiros. Neste sábado, 1º de dezembro, a Feirinha Aproxima reúne, na Casa Fiat de Cultura, alguns dos estabelecimentos que adotam práticas responsáveis na cozinha e que fizeram parte da 5ª edição do Circuito Aproxima. Neste ano, o roteiro gastronômico teve foco no reaproveitamento de alimentos, na redução do lixo e na adoção de práticas sustentáveis como um todo, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Realizada mensalmente e de forma itinerante, a Feirinha Aproxima tem o intuito de valorizar os pequenos produtores, estimulando o desenvolvimento da economia local e a sustentabilidade. “A gastronomia sustentável tem tudo a ver com a Feirinha Aproxima, pois valorizamos os produtores locais, que dependem da terra para o cultivo de seus produtos ou de matérias-primas. O respeito ao meio ambiente deve existir desde a colheita dos alimentos até a mesa do consumidor final, passando pelo processo de preparo”, ressalta o idealizador do Projeto Aproxima, Eduardo Maya.

Um dos restaurantes que estarão na Feirinha Aproxima é o Svarten Mugg Taverna. Especializado em culinária escandinava, os pratos possuem muitas folhas e vegetais frescos, como apreciavam os vikings. O estabelecimento participou do Circuito com o Vit Fisk Smørrebrød, um sanduíche aberto dinamarquês com conserva agridoce de peixe branco curado, marinada com limão-siciliano e vários outros ingredientes. Na receita, o óleo usado no preparo é destinado para a fabricação de sabão, o agrião é hidropônico, o mel e o azeites usados são artesanais.

A Lullo Gelato também se envolveu no compromisso de desenvolver ações mais sustentáveis. Além de priorizar fornecedores locais na fabricação dos sorvetes, a sorveteria abandonou as embalagens que degradam o meio ambiente, utilizando copos biodegradáveis e embalagens de louça ou vidro. No Circuito, a sorveteria serviu um gelato de castanha de baru com leite de amêndoas, que irá levar para a Feirinha deste sábado.

O chef e blogueiro André Barreto, do Cozinhe pra ela, também vai participar com um arroz
Farroupilha, feito ao vivo, estilo cozinha show. Ele irá preparar também pastéis de angu de
carne e queijo canastra com geleia de pimenta.

Entre os expositores desta edição de novembro da Feirinha Aproxima estão também: Cervejaria Wäls, Sebrae/Origem Minas (Região do Queijo do Serro, A Fazenda Grande, Cachaça Menina Branca, Café Casa de Maria e Norka), Würscha, Classe A, Chega Junto, Duke’n’Duke (Circuito Aproxima), Camaradería (Circuito Aproxima), La Bastille (Circuito Aproxima), Lá da Serra (fazenda na Serra da Canastra),  Cogumelos Orgânicos Do Caminhante, Fetaemg (Sítio Juranda) e cerverarias Küd Bier, Sátira, Nørka, São Sebastião e Krug Bier.