Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

FEIRINHA APROXIMA DUO VILA DA SERRA VALORIZA PRODUTORES LOCAIS DE NOVA LIMA

FEIRINHA APROXIMA DUO VILA DA SERRA VALORIZA PRODUTORES LOCAIS DE NOVA LIMA

Terroir Central

01 . out . 2019

Pela primeira vez, a Feirinha Aproxima realizará uma edição em Nova Lima, dando destaque aos produtores locais da cidade. O evento vem fazer um dueto com outra novidade na região, que é o empreendimento Duo Vila da Serra, fruto de uma parceria das empresas Patrimar, Minas Brisa e Somattos.

A Feirinha Aproxima Duo Vila da Serra está programada para o dia 6 de outubro, na rua Antigo, próximo à Paróquia Bom Jesus do Vale, e terá a participação de expositores inéditos, que levarão ao público produtos regionais que já se tornaram símbolo da gastronomia e do turismo da cidade. É o caso, por exemplo, das Quitandeiras de Macacos, grupo criado em 2017 e que mantém a tradição de produzir artesanalmente doces e outras delícias com frutas e ingredientes da região.

Para Eduardo Maya, idealizador da Feirinha Aproxima, valorizar a culinária e dar espaço ao produtor local é uma forma de gerar renda e promover o resgate cultural da gastronomia mineira. “As receitas de família, como as de dona Iraci, carregam não apenas histórias, mas também traços da culinária e do modo de viver típicos do interior de Minas. Os segredos de alguns produtos, como o doce de mamão verde e o de casca de laranja, foram passados de geração em geração”, disse. O famoso pastel de Iraci, feito pela mestra quitandeira, é uma das iguarias mais famosas das Quitandeiras de Macacos.

Outro expositor local que estará presente é o grupo VivaQueca, cujo nome já revela a especialidade da marca: a produção da Queca, iguaria mineira que, juntamente com a Lamparina, foi tombada como patrimônio histórico e bens imateriais de Nova Lima. Elas são produzidas por um grupo de sete pessoas, sendo seis mulheres e um homem, todos moradores de Nova Lima. Além disso, serão levados outros doces típicos da região.

Elenita Pessoa, uma das integrantes do VivaQueca, comemora a estreia na feirinha Aproxima e diz que esta é uma grande oportunidade de divulgar a iguaria produzida na região para o público frequentador do evento. “Nosso objetivo é divulgar a Queca e a Lamparina de Nova Lima e a Feirinha Aproxima, pelo excelente conceito que tem junto aos amantes de feiras, vai dar ao grupo a oportunidade que precisávamos”, afirma.

Nesta edição, a Feirinha Aproxima Duo Vila da Serra também terá a presença da Arte Goumet Veg, com produtos para o público vegano e vegetariano; da Steak Me, com espetos especiais; e das cachaças convidadas pelas Confrarias ConVida e Confala. Os participantes terão, ainda, diversas opções de comidas e bebidas, incluindo pizzas, bolos, tortas, pães, carnes, hambúrguer, paella mineira, cervejas artesanais, sucos, drinks, sorvete vegano, e o que não pode faltar: o queijo e o café, bem mineiros.

Com o objetivo de ser um evento para toda a família, a feirinha contará com um espaço kids completo, repleto de atrações para crianças de todas as idades. Um dos expositores voltados para este público é a Mobri, que produz brinquedos infantis e educativos com papelão.

O PROJETO – Criado em 2014, o Projeto Aproxima nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional de Minas Gerais. Realiza feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões do estado.

Sustentabilidade e responsabilidade social são alguns dos compromissos assumidos pela Feirinha. Em 2019, um forte trabalho está sendo realizado com os expositores no sentido de reduzir resíduos e reaproveitar materiais usados no evento, por meio do “Selo Expositor Consciente”. A cada edição, são realizadas ações como coleta e destinação correta do óleo utilizado pelas barracas (cerca de 32 kg por edição) e dos resíduos gerados no evento (cerca de 65 kg), impactando mais de 1300 pessoas.

Nesta edição, serão recebidas doações de mantimentos não perecíveis e brinquedos, que serão destinadas para instituições de Nova Lima.

SERVIÇO

Feirinha Aproxima Duo Vila da Serra

Quando: 5 de outubro

Onde: Rua Antigo (também conhecida como Angico), Vale do Sereno, Nova Lima (próximo à Paróquia Bom Jesus do Vale)

Horário: Das 10h às 17h

Entrada: Gratuita