Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

Feirinha Aproxima de Outono leva as delícias de Minas Gerais para o DiamondMall

Feirinha Aproxima de Outono leva as delícias de Minas Gerais para o DiamondMall

Terroir Central

02 . abr . 2019

Os amantes da culinária, bebidas e produtos tradicionais de Minas têm novo encontro marcado com a Feirinha Aproxima. A primeira edição de Outono será realizada no sábado, 6/4, no estacionamento G4 do Shopping DiamondMall, na capital mineira. A Feirinha contará com alguns expositores inéditos, incluindo pequenos produtores de Brumadinho e do distrito de Macacos, em Nova Lima, impactados por recentes problemas com barragens de rejeitos de mineração, além de associações que apoiam ações sociais e de sustentabilidade e a Villa Kids, com atividades variadas para as crianças. 

Joelma Cristiane Morais faz parte de um grupo de mulheres da comunidade de Córrego Ferreira, em Brumadinho. Juntas, elas comercializam quitandas, doces, bolos, pães e conservas sob a marca Sabores do Vale. Desde o rompimento da barragem de Feijão, no fim de janeiro, elas convivem com muitas dificuldades. “Primeiro, ficamos sem poder buscar insumos na cidade, pois as estradas estavam fechadas. Em seguida, fomos prejudicadas pela queda do movimento nas pousadas e na feirinha local, onde vendíamos nossos produtos para os turistas. Mas vamos dar a volta por cima e superar esse momento. Vai ser a primeira vez que vamos expor fora de Brumadinho”, disse, mantendo o otimismo.

O Instituto Mani também auxilia e divulga produtos artesanais de microempreendedores de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, promovendo autonomia criativa e acesso a mercados. Daniela Martins, coordenadora do projeto, conta que muitos associados sofrem hoje os impactos do alerta de rompimento de uma barragem.

“Algumas estradas estão bloqueadas, os insumos não chegam e não dá para escoar a produção. Algumas áreas também estão interditadas, e os produtores não podem usá-las para produzir. Além disso, os bloqueios reduziram muito o movimento do público. Há pessoas que vendiam seus produtos somente para turistas e frequentadores do distrito e hoje estão praticamente parados, sem renda. A Feirinha Aproxima é uma oportunidade para algumas pessoas minimizarem o prejuízo, que é bem grande”, diz Daniela.

NOVIDADES – Outros expositores farão a estreia na Feirinha Aproxima, como é o caso do Pop Chef, que apresentará um feijão tropeiro especial. Para quem aprecia as comidas vegetarianas e veganas, a opção é conhecer as delícias do Temperando Ateliê, que trará coxinhas e kibes veganos e, ainda, venderá opções congeladas para levar para casa e comer a hora que quiser. A tradicional sorveteria Alessa também fará parte da Feirinha com alguns de seus melhores gelatos e combinações com petit gateau e brownie.

Nas bebidas, a Feirinha Aproxima contará com a participação das cervejarias Wäls, Küd, Brucke, NØrka, Serra’s Bier e Vinil. Quem curte um drink, poderá escolher combinações preparadas pela A Equilibrista. A tradicional cachaça mineira também terá representantes na Feirinha Aproxima deste mês com marcas trazidas pela Confraria da Cachaça, direto do produtor para o evento.

Outros expositores já confirmados são: chef Cidinha Lamounier, com o arroz caipira; Classe A Gourmet, com porções de camarão, tilápia com chips de batata e bolinho de bacalhau com mandioca; Linguiças WürschaPitza 1780chef Ederson Campos, com a picanha parrillada acompanhada de paçoca de pilão, Duke ‘n’ Duke, com três opções de hambúrgueres; Ricardo Hamdan, com entradas, almoço e sobremesas árabes; Sítio Juranda, com sucos naturais de frutas e polpas congeladas para fazer em casa;  azeite Serra que ChoraCafé Américo, com produtos especiais; e Vinhotti Adega, com vinhos e espumantes.

Uma grande novidade desta edição é a Villa Kids, uma estrutura com brinquedos e oficinas ligadas ao tema de sustentabilidade. Assim, os pais podem curtir a Feirinha com maior tranquilidade, deixando seus filhos, gratuitamente, em um espaço educativo e seguro.

Além das iguarias gastronômicas, a Feirinha Aproxima reforça seu compromisso com a responsabilidade social e sustentabilidade. O evento deste sábado vai contar com a participação da Associação Paulo de Tarso, que atende mais de 100 crianças e adolescentes com deficiências e síndromes raras, e oferecerá aos frequentadores medição de pressão arterial e dicas de saúde. O projeto Sair do Casulo também vai expor produtos feitos de forma sustentável e também recolher doações de roupas e alimentos para serem destinados a instituições parceiras.

Criado em 2014, o Projeto Aproxima nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional. A edição de abril tem o patrocínio do Sicoob e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.