Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

De olho em novos negócios com ajuda do Senar Minas

De olho em novos negócios com ajuda do Senar Minas

Terroir Central

27 . jun . 2017

A cidade de Santa Bárbara, na região central de Minas Gerais, guarda inúmeras riquezas históricas, de arte e arquitetura colonial. Porém, a tradição local de produtos alimentícios ganha destaque. Uma de suas principais fontes de economia é a produção de mel. Cerca de 400 famílias de apicultores produzem em torno de uma tonelada por ano.

Para exaltar a região, o Projeto Aproxima e o Senar Minas convidaram produtores de Santa Bárbara para participar da Feirinha Aproxima de junho, na Casa Fiat de Cultura. Para dois dos produtores de mel presentes no evento, a parceria entre as duas entidades rende bons resultados.

Emiliane de Jesus Nogueira trabalha com o pai, que é apicultor há três anos, no Néctar da Serra. Ela já participou de cursos oferecidos pelo Senar e acredita que foram extremamente importantes para o aprimoramento das técnicas de produção, boas práticas e vendas. “E a participação na Feirinha Aproxima rende oportunidades de negócios e melhor exposição dos produtos”, completa Emiliane.
Já a produtora Roseane Neri, da Apinery, explica que com o suporte do Senar Minas os produtores da região conheceram novas técnicas de produção, de vendas, e ganharam novos mercados. “A parceria entre o Projeto Aproxima e o Senar proporciona uma nova visão de mercado, voltado para o varejo. Isso nos permite trabalhar com melhores preços e até mesmo melhorar o produto, já que temos contato direto com os clientes e ouvimos a opinião deles”, conclui Roseane.