Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

CIRCUITO APROXIMA LANÇA OLHAR SOBRE A  GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL

CIRCUITO APROXIMA LANÇA OLHAR SOBRE A GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL

Terroir Central

18 . out . 2018

A rua Antônio de Albuquerque, também conhecida como “Via Albuquerque”, na região da Savassi, em Belo Horizonte, será palco de uma ação voltada para a promoção da GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL, de 19/10 a 10/11. Este será o tema da 5ª edição do Circuito Aproxima, roteiro que irá reunir 26 estabelecimentos em prol de um grande movimento pela sustentabilidade.

Para chamar a atenção para o tema, onze bicicletas customizadas por renomados arquitetos, artistas e designers mineiros serão expostas em diversos pontos da Via Albuquerque, local que concentra grande parte dos estabelecimentos participantes da ação. “Nosso objetivo é provocar uma reflexão sobre a importância de se pensar na sustentabilidade no dia a dia. Por isso, convidamos vários empresários e designers para abraçarem esta causa”, ressalta o idealizador do Circuito Aproxima, o gastrônomo
Eduardo Maya.

As bicicletas estão nas mãos de: Nemer Fornaciari Design – NFD, Rafael Maia, Greco Design, Tropical Design Club, Clara Valente, Maria Cândida Vecchi, Coletivo Alpendre & Cacá Cabral, Estúdio Lampejo & André Victor, Luis Matuto, Fernando Maculan & Felipe Fontes e Fred Bandeira – Agência Casasanto. Elas serão entregues no dia 19 de outubro, no Verdemar Savassi, e distribuídas nos pontos da exposição durante os demais dias.

“Atualmente, a sustentabilidade deve fazer parte da estratégia do negócio, pois é um forte diferencial competitivo e é fundamental que todas as empresas contribuam com questões socioambientais uma vez que, a cada ano, estamos retirando do planeta mais recursos naturais do que ele consegue repor”, destacou a consultora Luana Ferreira, da Sair do Casulo, empresa especializada em Gestão e Educação para a Sustentabilidade.

Para entrar no Circuito Aproxima, representantes de todos os estabelecimentos participaram de três oficinas de sustentabilidade, sendo uma delas específica de compostagem com a Morada da Floresta, de São Paulo, uma empresa que contribui há 20 anos com empresas, escolas, casas e apartamentos para que o resíduo orgânico seja transformado em adubo no seu próprio local de geração.

As outras oficinas tiveram a contribuição do Expresso 500, com Bruno Guimarães e Edmar Guimarães, além da palestra da consultora Luana Ferreira sobre sustentabilidade. “O Expresso 500 foi um convidado especial por ser uma das casas de gastronomia mais sustentáveis de BH, com diversas práticas que fecham o ciclo”, concluiu Eduardo Maya.

“Ficamos muito felizes em participar deste tema, pois a comida vegana é uma das mais sustentáveis que existe. No Circuito, vamos apresentar a ‘Jaca Atolada’, que é nosso carro chefe no restaurante. Ele é feito com a parte que sobra da Jaca e normalmente é jogada fora. Além disso, lembra muito o prato tradicional feito com carne, sendo uma ótima alternativa para quem deixou de comer carne”, contou a sócia do Vegan’s 2Go, Camila Marques, que recebe a fruta do Norte de Minas.

Conheça todos os estabelecimentos participantes do Circuito Aproxima, seus pratos e ações sustentáveis aqui: http://projetoaproxima.com.br/circuito-aproxima/