Últimas Notícias

Aproximar produtos, produtores, chefs e cozinheiros do público. Aqui o Projeto Aproxima traz o que acontece no dia a dia do campo, nas cozinhas dos melhores estabelecimentos de Minas Gerais e apresenta os principais movimentos que buscam valorizar nossa gastronomia.

Confira as notícias mais importantes daqueles que fazem parte do Projeto Aproxima e como eles trabalham diariamente com o cultivo e com a transformação dos melhores produtos mineiros.

Três projetos da RMBH foram beneficiados pelo Primeiro Edital do Projeto Aproxima

Três projetos da RMBH foram beneficiados pelo Primeiro Edital do Projeto Aproxima

Terroir Central

14 . set . 2017

Pensar e agir de forma sustentável é um pilar fundamental do Projeto Aproxima e permeia desde as decisões da gestão, até o engajamento de parceiros. Por isso, Eduardo Maya, idealizador do Aproxima, lançou seu primeiro edital para contribuir com projetos da área gastronômica. Por meio de uma criteriosa seleção que envolveu profissionais de diversas áreas, foram selecionados os projetos: Cozinheiros de Rua, Doceiras da Lapinha e Feijoada da Esperança.

Criado em 2014, o Projeto Aproxima já nasceu com critérios sociais. Com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional, são realizadas Feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, onde são comercializados diversos produtos desenvolvidos em todas as regiões do Estado. Por edição, e Feirinha recebe mais de 5 mil pessoas e é uma grande oportunidade para os expositores apresentarem seus negócios. O Projeto também é responsável pelo Circuito Aproxima, um evento anual em que diversos estabelecimentos gastronômicos desenvolvem pratos com ingredientes locais, valorizando, mais uma vez, a culinária mineira. Em média, 200 mil pessoas passam pelo evento. “Além de reforçar a cultura da comida mineira, temos um forte objetivo social, que é desenvolver pequenos produtores, principalmente pela visibilidade, consultoria, comercialização e, com isso, o aumento da renda. Em 3 anos, já trabalhamos com mais de 800 negócios de Minas”, afirma Eduardo Maya, idealizador do projeto.

Eduardo Maya é figura conhecida e reconhecida no Brasil e no exterior por ter desenvolvido projetos gastronômicos famosos e, como ele diz, “levar Minas debaixo do braço”. Em suas viagens e participações em eventos da gastronomia ele sempre apresenta produtos desenvolvidos em terras mineiras. A motivação de Eduardo em desenvolver os pequenos produtores está dando mais um salto com o lançamento do Edital Aproxima. O objetivo é contribuir com projetos sociais da área da gastronomia. “Conheci muitos projetos sociais interessantes e sempre quis me envolver. Para sermos democráticos lançamos o edital para que possa participar mais de perto de 3 iniciativas da área gastronômica”.

O Edital foi aberto em junho e participaram Organizações da Sociedade Civil, Coletivos, Negócios Sociais, Pessoas físicas e Grupo de Voluntários que desenvolvem projetos ou ações sociais com objetivos de geração de trabalho, aumento de renda, formação para empreendedorismo. Durante 30 dias, profissionais das áreas de Administração, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Gastronomia avaliaram todos os projetos inscritos e definiram as iniciativas Cozinheiros de Rua, Doceiras da Lapinha e Feijoada da Esperança como as vencedoras. O primeiro lugar (Cozinheiros de Rua) receberá R$ 1000,00 e todos serão beneficiados com uma consultoria sobre gastronomia com Eduardo Maya e equipe; consultoria na área de Sustentabilidade com Luana Ferreira da empresa Sair do Casulo, além de poderem expor o projeto e vender seus produtos em edições da Feirinha Aproxima.

“As consultorias chegam num momento importantíssimo para nosso projeto. Estamos muito gratos e na expectativa do trabalho em conjunto”, afirma Fernanda Rodrigues, gestora do Cozinheiros de Rua.

De acordo com Eduardo, a sustentabilidade é pauta no dia a dia do Projeto Aproxima, por isso, novos projetos serão desenhados para que seja possível contribuir ainda mais com um mundo mais justo e saudável.

Conheça os projetos:

Cozinheiros de Rua: é um buffet social, composto por homens e mulheres que estão ou estiveram em situação de rua, que ofertam serviços de almoço e coffee breaks, para pequenos e médios eventos na capital mineira e região metropolitana

Doceiras da Lapinha: tem o objetivo de contribuir com a geração de renda das mulheres doceiras da região da Lapinha, em lagoa Santa e valorizar as formas tradicionais de produção de doces e quitandas

Feijoada na Esperança: é um evento desenvolvido anualmente pelo Instituto Esperança – que oferece moradia de longa permanência para idosas e atividades de contraturno escolar para crianças em vulnerabilidade social – para captar recursos.